Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

QUESTÕES SOBRE O TEXTO "OS DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA"

1) Em que consiste esta etapa da vida — adolescente, adolescência e adolescer, pela qual passam todos os homens contemporâneos?
Resposta: Consiste no amadurecimento sexual e reprodutor, na puberdade, na passagem da infância para a vida adulta, onde o individuo constrói a sua identidade definitiva.

2) O que é a puberdade precoce, segundo o texto?
Resposta: É o antecipamento do começo da puberdade. Segundo o texto, a puberdade é um dos fenômenos mais interessantes do século XX, que mostra o desenvolvimento da vida humana.  

3) Cite três argumentos usados pelo autor para falar sobre contemporaneidade.
Resposta: 
- O adolescer é um dos eventos cheios de emboscadas que temos de enfrentar na vida moderna. 
- O homem contemporâneo está pagando, e caro, com solidão e angústia a troca dos rituais tradicionais pela liberdade e individualidade. 
- O que perdemos foram as semelhanças: outrora o adolescer era o mesmo durante séculos, além de ser totalmente ritualizado. 

4) O que o autor diz sobre adolescência brasileira? Cite três aspectos mais importantes.
Resposta: 
- Um aspecto evidente é que muitas dessas mortes são consequêcia do envolvimento com ações ilegais, até mesmo criminosas — jovens são mortos no enfrentamento entre grupos, por domínio e poder, ou no choque com a polícia.
- Um olhar mais cuidados para esta realidade encontra o que se chama de "comportamento de risco", e a morte é o resultado de um processo que tem seus antecedentes ou sua história individual e única.
- Assim a "crônica da morte anunciada" é evidente. Em geral ocorre algum problema na constituição familiar ligado à ausência do pai (é comum o adolescente ser filho de uma primeira ligação da mãe, e o novo parceiro dela não aceitar o jovem muito bem, podendo ocorrer hostilidade contra o rapaz).

5) Qual é, segundo o autor, o papel dos pais?
Resposta: O papel dos pais é aceitar essa mudança e aceitar que não serão mais os pais vistos pelo filho na infância. Mas muitas vezes, quando os pais são mais liberais, os filhos tendem a ser "do contra". Então, ficar em um meio-termo, ser liberal, mas não tanto, facilitaria o adolescer, mas sempre ajudando o jovem nas suas mudanças.

6) O que o autor diz com relação a profissão, ídolos e amor?
Resposta: A profissão é algo difícil para o adolescente, pois ele nem mesmo se conhece direito, então não consegue escolher uma profissão em qual vai ser encaixar. Para encontrar um processo de amadurecimento o jovem procura um ídolo ou os amigos. É a partir do amor que o adolescente encontra formas de se constituir.

7) Com qual argumento utilizado pelo autor você mais se identificou?
Resposta: Encontrar referências para seguir no processo de construção de uma identidade na adolescência implica busca de parâmetros fora dos modelos parentais. Os pais já estão incorporados à subjetividade, às vezes até demais, e agora é preciso certo afastamento dessas referências. Daí vem a necessidade que os adolescentes sentem de buscar seus ídolos e amigos. Nem sempre, porém, as referências existentes são adequadas. 
Nesse momento de transição as companhias afetivas são fundamentais, e aqui destacamos as amizades, intensas, profundas e prazerosas. Não existe adolescência sem a turma ou a "galera".

Nenhum comentário:

Postar um comentário